sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

I Encontro de Filhos


No passado dia 12 de Outubro realizou-se no auditório da Escola Secundária José Belchior Viegas, pelas 21h, o I Encontro entre Filhos e Pais. A temática escolhida foi o Orçamento Participativo Crianças e Jovens (OPCJ).
Esta sessão de informação pretendeu, por um lado sensibilizar os adultos para esta temática e para a importância da participação e, por outro lado articular o processo vivido pelos jovens (OPCJ) com o Orçamento Participativo de São Brás de Alportel, que se realiza pelo 3º ano consecutivo.


Os jovens, delegados do OPC, João Simão, Inês Ramires e Ana Beatriz Jesus explicaram aos adultos o que é um Orçamento Participativo, o ciclo deste processo, a sua importância, a sua experiência e mostraram ainda todos os materiais que produziram (propostas que realizaram para a sua rua, para o seu concelho e para a sua escola e um vídeo com imagens ilustrativas das propostas) ao longo de 2007. Os jovens reflectiram ainda sobre as problemáticas e aspirações que têm para o concelho de São Brás de Alportel.
No final os jovens tiveram ainda possibilidade de convidar os adultos a participar no ciclo de Orçamento Participativo de São Brás de Alportel, explicando a sua importância e apelando assim ao exercício de uma cidadania mais activa.

Sem comentários: