segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Orçamento Participativo Crianças e Jovens



No dia 27 de Novembro de 2007, entre as 10:20 e o 12:00 decorreu, na Escola Secundária José Belchior Viegas, mais uma sessão de Orçamento Participativo Crianças e Jovens.
Após uma sessão de esclarecimento sobre os objectivos da intervenção e a apresentação do ciclo do OP, foi agora a vez dos jovens se debruçarem sobre o seu concelho e as necessidades que nele são sentidas.
“A minha rua”, “A minha escola” e “O concelho de S. Brás de Alportel” foram as dimensões consideradas e acerca delas surgiram propostas de intervenção pertinentes e actuais, cuja partilha com o grupo suscitou momentos de reflexão e discussão importantes.
Foram também eleitos os delegados e delegadas que representarão a turma na sessão de Câmara para apresentação das propostas ao executivo camarário, a decorrer em Maio do próximo ano. Até lá, os alunos das turmas envolvidas continuarão a trabalhar no sentido de fortalecer a sua participação no futuro do concelho, desenvolvendo competências como a responsabilidade e o espírito de cidadania.

Nesta sessão estiveram presentes alguns democratas chilenos e elementos do executivo de Palmela que vieram conhecer de perto a experiência de OPCJ, desenvolvida pelo projecto @ventura. No final, houve ainda lugar para a partilha de conhecimentos entre os técnicos do projecto, os professores envolvidos e os responsáveis pelas acções de Orçamento Participativo a decorrer em vários municípios do Chile.

Sem comentários: