quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Escolhas Portas Abertas 2010


Dezembro foi um mês de Escolhas de Portas Abertas a todos.

Foram várias as actividades realizadas no âmbito desta iniciativa e todas com o grande objectivo de divulgar os projectos Escolhas nos vários territórios de actuação e o próprio Programa Escolhas, a nível nacional.

No dia 11 de Dezembro, organizado pela Rallpe (Rede Algarvia de Projectos Escolhas) realizou-se, na Universidade do Algarve, um Seminário dedicado à temática da inclusão social.

Este encontro proporcionou um espaço de partilha, reflexão e avaliação sobre a Educação Não Formal e seu contributo para o combate ao abandono escolar e exclusão social. Foram apresentadas metodologias específicas de intervenção e divulgadas boas práticas e experiências inovadoras na área da intervenção social, com base no desenvolvimento de competências pessoais e sociais de crianças e jovens em risco. No final do Seminário foi apresentada, pelo grupo de teatro “Palco de Chocolate”, a peça “Porta Cigana”, sobre os percursos dos ciganos e a riqueza da sua cultura.

Em simultâneo realizou-se a iniciativa “Escolhe Dançar por um Mundo com Escolhas”, que contou com a participação de cerca de 100 crianças e jovens de todos os projectos Escolhas do Algarve e, a partir dos vários locais de origem, dançaram uma coreografia comum pelas ruas das suas cidades. A actuação final realizou-se no Seminário.

Em São Brás também se abriram Portas à Inclusão com muita variedade. Promovido pelo projecto @ventura, realizou-se um passeio pela Fonte Férrea para identificação de algumas espécies de cogumelos, seguido de almoço convívio, uma sessão de informação dedicada aos Perigos da Internet, workshops de Danças do Mundo e de Ciências. E para terminar o dia em grande os participantes assistiram à actuação do grupo musical Jeová Chamá.


Sem comentários: