segunda-feira, 30 de junho de 2008

Uma @ventura com ciência

No passado dia 18 de Junho 23 alunos da escola básica n. 1 da Mesquita visitaram o Centro de Ciência Viva em Tavira. Participaram em diversas experiências tomando conhecimento directo de realidades que eles não suspeitavam existir.




Entre muitas outras experiências tiveram oportunidade de ver como funciona uma barragem, como se produz energia eléctrica, aprenderam um pouco mais sobre campos magnéticos, visitaram as exposições permanentes, observaram a vida aquática representada num aquário, perceberam a dinâmica de um rio e como se faz um creme, um perfume ou um xarope.
No regresso a casa e ainda no autocarro entrevistámos Telmo Dias de 9 anos e aluno do 4º ano que gosta de escrever sobre amor e aventuras. Começou por felicitar as pessoas que criaram o Centro de Ciência Viva, e considerou o espaço muito interessante pelas experiências óptimas e maravilhosas ligadas à natureza que por lá se fazem.





O Telmo referiu ainda que gostou do ambiente gerado entre os colegas porque sentiu que estavam todos muito interessados em participar directamente nas experiências pois percebiam como as “coisas da natureza se transformavam”. Referiu que gostava de ter encontrado uma máquina que transformasse as pessoas noutras pessoas, isto é, pessoas más em pessoas boas, porque assim não haveria tantas pessoas más e o mundo seria melhor. Telmo quando for grande quer ser escritor.


A Marisa considerou a visita “muito fixe” porque houve experiências que a surpreenderam. Ficou surpreendida o facto de na natureza se encontrar tudo e que a devemos preservar. “O problema é que o mas o homem faz muita poluição”. A experiência da bicicleta também a impressionou muito pois percebeu que com a nossa força motriz podemos produzir energia suficiente para acender as luzes.

Sem comentários: