quarta-feira, 23 de maio de 2007

Orçamento Participativo Crianças e Jovens São Brás de Alportel


O que é?

É um processo que surge no âmbito do projecto @ventura, financiado pelo Programa Escolhas, 3ª Geração, promovido pela Associação In Loco em parceria com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, o Agrupamento de São Brás de Alportel, a Escola Básica 2/3 Poeta Bernardo Passos e Escola Secundária José Belchior Viegas.


Qual é o seu principal Objectivo?

Fortalecer o processo de animação cidadã para a participação política, gerado no âmbito do OP de São Brás de Alportel (OPSBA), e promover a cidadania activa e solidária por parte da população mais jovem do Concelho.



O ciclo do OPCJ:

Neste primeiro ciclo do OPCJ 2007, participaram os alunos e alunas que frequentam o 9º ano de escolaridade, da Escola Básica 2/3 Poeta Bernardo Passos.
Numa primeira fase as propostas dos jovens foram apresentadas oralmente e por escrito, recorrendo a instrumentos de consulta criados para o efeito.
Em cada turma foram eleitos um delegado e uma delegada (João Simão e Inês Ramires, Octávio Baltazar e Ana Beatriz Jesus, Daniel Rodrigues e Rita Barriga, Américo Paiva e Dina Guerreiro, Pedro Bolinha e Simone dos Santos Ferreira, Francisco Custódio e Vânia Ramalho) que levarão as propostas recolhidas para a reunião com os/as delegados/as eleitos pelas outras turmas.


E depois?

As propostas eleitas por todos ao longo de um conjunto de sessões serão posteriormente apresentadas ao Executivo Camarário. Esta apresentação decorrerá no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel. Ficará a cargo dos/as delegados/as expor oralmente as suas propostas, devendo ser acompanhada de um documento escrito, denominado “A nossa proposta”. Neste encontro com o Executivo Camarário, os/as delegados/as terão oportunidade de conhecer o parecer daquele órgão camarário e receber algumas respostas às suas propostas.

Alguns momentos das primeiras sessões...



1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sou da secundária, mas o meu irmão participou nas sessões. Ele diz que até foi fixe e que gostava de participar para o ano que vem. Espero que promovam estas actividades nas outras escolas, era importante que todos os jovens pudessem dar a sua opinião! - Titah